Nossa Missão
A missão da RBT Group é contribuir para a melhoria na qualidade de vida e bem-estar das pessoas oferecendo serviços e produtos que possibilitem uma vida mais longa e saudável.
Contar a história da RBT Group nos remete a história do nosso fundador, Robert de Lima. Nascido na cidade de São Paulo, é o mais velho de uma família de 5 filhos. De origem simples e humilde, Robert construiu as empresas fundamentado em suas crenças e valores, na determinação, na capacidade de servir e ensinar, na fé inabalável em Deus e no potencial do ser humano. Através da sua história, contada na história das suas empresas, ele nos mostra que nada impede o crescimento que nasce da força do trabalho bem-intencionado.
Por 12 anos, Robert trabalhou em uma empresa de São Paulo que vendia equipamentos para neurocirurgia funcional. Posteriormente, esta empresa passou a vender descartáveis para equipamentos de estereotaxia e radiofrequência, focando em procedimentos para tratamento da dor; projeto este desenvolvido por ele juntamente com seus parceiros de trabalho.
Robert foi o primeiro vendedor contratado por esta empresa. Ele teve a oportunidade de estruturar a área comercial, contratar os profissionais e definir o plano de vendas e de atuação no mercado. Atuando em todo território nacional, formou sua equipe, construiu e capacitou toda a rede de distribuição e passou a ser Gerente Comercial. Apaixonado pelo que fazia, Robert era um excelente vendedor e possuía habilidade com as pessoas. Determinado em seus objetivos, conseguiu mapear todo o mercado e desenvolver fortes relacionamentos com os clientes e com sua equipe através da confiança, seriedade e profissionalismo. Quando a empresa em que trabalhava decidiu não mais atuar no mercado de varejo na cidade de São Paulo, Robert viu a oportunidade de um novo negócio e manifestou seu interesse em ser o distribuidor nesta cidade. Assim, em 2004, nasceu a Alfa Medical.
Durante 2 anos, ele continuou trabalhando nessa empresa e gerenciando a Alfa Medical a distância. Após este período dedicando-se às duas empresas, decidiu então sair e se dedicar integralmente ao seu negócio. O seu sonho, naquele momento, era que a sua empresa fosse reconhecida no mercado com foco total no cliente.
Três meses depois de sua saída, a empresa cancelou o contrato de distribuição que tinha com a Alfa Medical. Este momento foi muito difícil e crítico pois, a Alfa não tinha mais a linha de produtos que comercializava e nenhum outro produto para substituir. O grande aprendizado deixado foi, que depender de um único fornecedor ou de poucos produtos, pode comprometer a sobrevivência do negócio. Deus abriu uma porta ainda maior e a Alfa Medical conseguiu a distribuição nacional da Smith & Nephew, redefinindo um novo rumo para os negócios da empresa, gerando perspectivas fantásticas para o futuro.
Em 2005 foi criada a Surgical Line com a proposta de atuar no mercado de atacado homologando distribuidores em todo Brasil, vendendo linhas nobres e específicas em neurocirurgia e coluna. Enquanto isso, Alfa Medical atuaria no mercado de varejo em São Paulo, comercializando produtos da Surgical Line e de outros fornecedores.
Como a Alfa Medical e a Surgical Line cresceram muito, Robert decidiu diversificar os negócios e chegou a participar de 9 diferentes empresas, desde revenda de pneus até construção de casas. Esta diversificação não foi saudável pois, gerenciar negócios totalmente diferentes, exigiu dele e dos seus principais gestores perda de foco e esforço disperso; comprometendo a atividade principal que era venda de produtos cirúrgicos.
No final de 2007, depois das experiências e aprendizados vividos, ele decidiu sair dos outros negócios e focar estrategicamente na Alfa Medical e na Surgical Line. Em 2008, o grupo fez uma parceria com a Inomed da Alemanha que desenvolve e fabrica produtos para neurocirurgia e monitorização intra-operatória, sistemas estes precisamente orientados para o tratamento do paciente.
Em 2010, a empresa especializada em radiofrequência Neurotherm adquire a divisão de radiofrequência da Smith & Nephew, a qual a Surgical Line tinha a distribuição no Brasil. Foi um momento tenso pois, a expectativa era que a Surgical Line perdesse a linha de radiofrequência, porém, com o ótimo desempenho que a empresa tinha, foi escolhida para ficar como distribuidora dos produtos Neurotherm no Brasil. O cuidado de Deus foi visível neste processo e Robert sempre foi muito grato por isso.
Era notório o crescimento das empresas e as perspectivas de desenvolvimento, com isso, a gestão consequentemente tornou-se mais complexa e desafiadora. Assim, em 2011, foi criada a holding RBT Group. Sua proposta era fortalecer o grupo por meio de suas empresas, fortalecendo as questões estratégicas e operacionais e, desenvolvendo e implantando novas metodologias de gestão e de capacitação dos profissionais.
As principais táticas com a criação da RBT Group naquele momento era preparar as empresas para os próximos desafios, aliando o crescimento do grupo ao crescimento dos seus colaboradores e as constantes transformações e necessidades do mercado.
No ano de 2013, após muitas experiências, a RBT Group decidiu parar as operações da Alfa Medical, desmembrar o negócio e vender os seus ativos, os quais foram adquiridos por representantes parceiros. Em 2014, a RBT Group adquiriu a empresa Physiomed, especialista em venda de produtos para epilepsia e monitorização. O objetivo nesta aquisição foi agregar os produtos de monitorização da Inomed a esta nova empresa para atuar no varejo de São Paulo.
Ainda em 2014 fomos surpreendidos pois, a St. Jude - empresa que atua no ramo de marca passos e eletrodos cerebrais - adquiriu a empresa Neurotherm nos EUA. Com isso, a St. Jude tornou-se a representante no Brasil da linha Neurotherm, ocasionando um acordo entre as partes dos produtos que a Surgical Line era representante. Em 2016, após 2 anos de negociações, a empresa St. Jude adquiriu todo o negócio de radiofrequência da marca Neurotherm da Surgical Line.
Naquele momento, foi necessário readequar a empresa a nova realidade ocasionando, uma diminuição de 50% do seu faturamento.
Em 2017, temos a grata alegria em representar os produtos de radiofrequência da empresa Sul-coreana RF Medical. Deste modo, haverá um grande crescimento da RBT Group pois, tal produto, possibilita uma vasta gama de aplicações cirúrgicas tais como: câncer de fígado, rins, mamas, pulmões, ossos, nódulos benignos em tireóide, endometriose, veias varicosas e fibroma uterino. Muitos desafios nos esperam nos próximos anos!
Fábrica que atua em montagem de kits e produtos médicos e, seu objetivo, é apoiar as demais empresas do grupo.
Toda essa história só foi possível com muita determinação, engajamento e coragem. Adicionada as pessoas que ao longo do tempo caminharam nessa jornada e a filosofia do Robert, é que as pessoas que passarem pelo grupo sejam enriquecidas por este convívio e saiam melhores do que quando entraram. Hoje Robert está muito motivado a prosseguir nessa jornada e feliz por continuar a escrever esta linda história.
A missão da RBT Group é contribuir para a melhoria na qualidade de vida e bem-estar das pessoas oferecendo serviços e produtos que possibilitem uma vida mais longa e saudável.
Ser reconhecida como um grupo de empresas com soluções inovadoras e mundialmente competitivas, gerando valores para seus clientes, colaboradores, acionistas e comunidade, por meio de ações ecologicamente corretas e financeiramente sustentáveis.
Contratamos e mantemos pessoas de boa índole e justas para que a empresa assim também seja em suas decisões e ações.
Contratamos e mantemos pessoas de boa índole e justas para que a empresa assim também seja em suas decisões e ações.
Cada um é guardião de seu próprio comportamento e atitudes na busca incansável em fazer ao outro somente o que gostaria que fizesse a si mesmo.
As nossas decisões e ações devem primar pela ética e respeito as pessoas, independente de cargo, raça, credo ou condição socioeconômica. De cada colaborador é esperado sensibilidade e respeito pelos sentimentos, cultura e características pessoais.
Devemos sempre usar a verdade, transparência e imparcialidade em tudo que falamos e fazemos, cuidando da nossa autoimagem bem como da imagem do próximo.
Devemos primar pelo bom relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa, tomando cuidado com as palavras, com a forma e com as brincadeiras, evitando causar sentimentos de intimidação, humilhação ou ofensa.
O relacionamento entre gestores e sua equipe é pautado na confiança, verdade e transparência. As relações são profissionais e imparciais; e as decisões de contratação, promoção ou transferências são avaliadas por critérios justos, de competência, habilidade, experiência e perfil..